As Obras Sociais Francisco Thiesen, também conhecidas como Thiesen-MS, são uma entidade sem fins lucrativos que visam à formação do homem de bem. Mantenedora do Centro Espírita Francisco Thiesen e do Educandário Espírita Blaise Pascal, a instituição acredita na educação integral do ser humano, em seu aspecto físico, moral, espiritual e ambiental.

Fundada por um grupo de jovens que se uniram pela vontade de realizar um trabalho social na periferia de Campo Grande, as Obras Sociais Francisco Thiesen têm um foco muito claro: a formação de pessoas de bem.

Quando as ruas do complexo Aero Rancho eram todas de chão batido, as atividades foram iniciadas embaixo de árvores, passando por um bar alugado até a doação do terreno de 12 mil metros quadrados. Era um passo determinante para execução do plano inicial.

A comunidade sempre esteve presente e participando ativamente de todas as ações. As primeiras salas de sede própria foram construídas com tijolos ecológicos, produzidos na própria instituição por voluntários e participantes do primeiro curso profissionalizante oferecido pela organização.

Desde o dia 2 de julho de 1996 um longo trajeto foi percorrido. Hoje a construção já tem 07 salas de aula, uma cozinha, refeitório, quadra poliesportiva, brinquedoteca, biblioteca, sala de professores.
No prédio destinado à Educação a Distância, inaugurado em 2013, são mais quatro salas e dois vestiários
com oito banheiros, distribuídos em um bloco de dois andares.

Mas à construção física se sobrepõem os atendimentos prestados. Nesses 18 anos já foram prestados mais de 5 milhões de atendimentos. Parece muito? Fica fácil perceber a dimensão quando se vê as 325 crianças que estão diariamente na instituição e que, só em alimentação incluindo café da manhã, lanche, almoço e jantar, somam 280 mil atendimentos anuais. Fora isso, só em 2014 foram doados 3.900 quilos de alimentos não perecíveis e 8 mil cestas de hortifrúti, com frutas, verduras e legumes.
Além da educação regular – Educação Infantil e Ensino Fundamental – as crianças e jovens ainda participam atualmente
de oficinas de Ballet, Futebol, Flauta, Artes Circenses, Artes Visuais, Violão e Ginástica Artística e Rítmica.